Todas as coleções
Marketing digital
Conceitos
Tráfego Pago x Tráfego Orgânico
Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

Bernard Gonçalves avatar
Escrito por Bernard Gonçalves
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr 🚀

Tudo bem?

Ao começar qualquer novo processo, a primeira etapa é sempre estudar para conhecer e entender melhor o que você está fazendo. No marketing digital, isso não é nada diferente. Antes de colocar a mão na massa, é super válido dedicar um tempo para entender os conceitos envolvidos e também os processos. Vamos começar pelo básico e entender os tipos de tráfego que existem.

No tráfego orgânico, não há um custo direto. Nessa opção, as pesquisas feitas em mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo, levam as pessoas até o seu site. Apesar de não haver um custo direto, ainda é necessário que haja um investimento para a produção de bom conteúdo e aplicação de boas técnicas para um resultado legal. Trata-se de uma estratégia a longo prazo, porque esses buscadores consideram um tempo de maturação para as páginas.

Já no tráfego pago, há, sim, um investimento direto. Isso significa que é necessário pagar para que os visitantes cheguem em sua página, o que é feito através de anúncios. Aqui, você paga por melhor posicionamentos, visualizações, cliques ou até conversões. Para manter o tráfego alto nesse caso, é necessário ter sempre anúncios ativos. Aqui, o retorno costuma ser mais rápido.

Para que você decida qual dos dois é o mais adequado, é preciso que análise, entre outras coisas, quanto tempo pode aguardar por resultado, quanto pode investir em seu orçamento a curto e médio prazo, qual sua estrutura comercial e de marketing. No entanto, não é necessário que você opte apenas por um deles, podendo usar ambos em sua estratégia.

Se você ainda tiver alguma dúvida, pode dar uma olhada nos demais artigos da nossa base de conhecimento e, caso ela persista, fique à vontade para entrar em contato com nosso suporte por aqui.

Se este artigo foi útil para você, dê um like aqui e deixe seu comentário. Fazendo isso, você nos ajuda a produzir conteúdo e soluções que fazem a diferença. Nos vemos em uma próxima oportunidade 🚀😁
Respondeu à sua pergunta?