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Como escolher o objetivo da campanha
Como escolher o objetivo da campanha
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Escrito por Bernard Gonçalves
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr 🚀

Tudo bem?

O primeiro passo na criação de uma campanha é escolher, dentro as opções que o Facebook disponibiliza, o objetivo. Você pode, em um primeiro momento, imaginar que alguma delas é a melhor ou a mais funcional. De fato, cada objetivo tem um foco específico e você precisa alinhar esse foco com a sua estratégia para saber o que, a principio, se encaixa. Só é possível ter certeza quanto a escolha uma vez que a campanha está em veiculação e você acompanha as métricas dela. Isso, é claro, não quer dizer que não existe formas para identificar e escolher com maior certeza e clareza. O que acha de conhecer algumas?

O que você deseja obter com essa campanha? Não responda ainda. Pense não no objetivo geral, mas sim no objetivo especifico e na etapa atual. De modo geral, a veiculação de campanhas tem como intuito permitir que um produto ou serviço seja divulgado, aumentando as vendas deste e até mesmo o nível de reconhecimento dele. Isso não é alcançado de imediato; as primeiras campanhas não necessariamente vão gerar esse exato resultado. Elas vão ajudar você a construir o caminho até esse objetivo. Lembre-se, também, que, mesmo tratando de um produto igual, semelhante ou pertencentes a mesma área, cada caso é um caso e não necessariamente o uso da mesma estratégia significa a mesma obtenção de resultados.

É possível que sua estratégia tenha ênfase em direcionar seu público e seus potenciais clientes para um site externo ao Facebook. Não significa que eles precisem realizar uma ação em especifico, apenas acessar essa página. Se for esse o caso, o objetivo de tráfego pode ser sua primeira alternativa. A relação custo-acesso tende a ser muito positiva, mas, uma vez que o intuito aqui é apenas redirecionar, é importante que você tenha uma estratégia de remarketing eficiente.

Talvez você esteja interessado em aumentar a interação de seus potenciais clientes com suas campanhas e até mesmo com a empresa. Existem diferentes formas de fazer essa interação, como através da própria campanha, com comentários, curtidas e outros modos de reação, ou através de um WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem relacionado ao próprio Facebook. Esse é o objetivo de engajamento. Nele, seu potencial cliente terá um contato mais próximo e até mesmo pessoal com o que você está vendendo.

Você tem o costume de preencher formulários no seu Facebook ou Instagram? Mesmo que a resposta seja não, você deve ter se deparado com campanhas em que, ao clicar, você era redirecionado para um formulário. Nesse tipo de caso, o foco é a captação de dados e informações relacionada ao seu público alvo e potenciais clientes. Aqui, falamos de uma campanha de cadastro. Esses dados podem ser usados em campanhas de remarketing e também para estabelecer contato direto, mas, com o formulário sendo disponibilizado de forma direta, há uma tendência a captar pessoas fora do seu público ideal.

É possível, também, que você tenha, de imediato, o foco em conseguir aumentar suas vendas. Nesse caso, você deve atrair pessoas que possam não apenas acessar um site externo, mas que tenham uma maior chance de adquirir seu produto ou serviço. Estamos falando de campanhas com o objetivo de vendas aqui. Se é ele que será utilizado, é bom que tenha em mente que, comparado aos demais objetivos, este tende a ter um custo mais alto. Pelo lado positivo, ele também tende a atrair um publico mais qualificado.

Foque no momento presente e considere a estrutura e o contexto do seu negócio. Junto a isso, coloque a estratégia que tem estabelecida. Essa combinação vai permitir que você enxergue qual a primeira parada do trajeto e como chegar até ela. Uma vez que você tem isso identificado, é quase intuitivo entender o melhor objetivo a ser usado. Você pode, também, veicular diferentes campanhas, cada uma delas tendo um intuito, e assim combinar objetivos.

Conta pra mim: agora ficou ou não ficou mais fácil entender como escolher e qual escolher?

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