Todas as coleções
Marketing digital
Quais métricas devo analisar?
Quais métricas devo analisar?
Bernard Gonçalves avatar
Escrito por Bernard Gonçalves
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr 🚀

Tudo bem?

Entre uma campanha e outra, é importante que você esteja ligado na performance de cada anúncio já criado. Após criadas, as campanhas seguintes devem ser acompanhadas para que você possa identificar o quão eficientes, ou não, elas tem sido e também para que possa, se necessário, fazer os reajustes.

O processo de análise de métricas pode ser tão, ou até mesmo mais, confuso do que a própria criação de uma campanha nova. Existe uma gama bem variada de dados que podem ser obtidos e nenhum deles podem ser definidos como o melhor. Há bastante flexibilidade na definição de por onde começar. Do mesmo modo, existem alguns que são basilares e, nesse caso, deixá-los de fora não seria nada, nada bom.

Pense no funil de vendas. Talvez o nome lhe soe estranho, mas, se você trabalha com vendas, certamente sabe do que eu estou falando. Entre o momento no qual é impacto pela divulgação do seu produto até a etapa em que concluí a adesão, seu cliente passa por várias fases. Através dela, é como se o conjunto de potenciais compradores fosse sendo passado por peneiras; ao final, pessoas que não tiveram fit com a proposta já não se encontram mais como parte desse público.

De forma muito simplista, o que descrevemos acima é um funil de vendas. Trata-se, agora falando um pouco mais rebuscado, de uma representação do seu processo de vendas. Internamente, ele é dividido em etapas. Conforme se avança por elas, você nota o afunilamento, que é justamente esse processo de filtragem para encontrar o público ideal.

Para que um funil seja criado, são importantes algumas métricas especificas. Além de ser importante conhecê-las, considere-as como dados fundamentais para que seu anúncio possa ser analisado de forma eficiente, assim como sua estratégia de captação e conversão. Pense, então, em métricas como custo por aquisição, visualização de página, custo por um clique e também o valor máximo que você pode pagar por ele, checkout e compras propriamente.

Uma vez estabelecido isso, organize as métricas em dois grupos de acordo com o elemento que mais importa para sua campanha obter. Seu primeiro grupo será aquele com as principais métricas. Pensando em uma campanha de vendas, a métrica de maior força, ou ao menos uma delas, é a quantidade de conversões obtidas. Elas estão alinhadas com o que você tinha em mente?

O caso que citamos é apenas um exemplo. Uma vez que você identifica a relação, você pode saber com maior certeza se a perfomance tem sido positiva ou não. Os dados que vão lhe permitir esse tipo de identificação não são os mesmos para todos os casos. Identifique, também, em qual etapa do funil ela métrica esta encaixada. Feito isso, você tem qual a etapa que precisa ser ajustada e otimizada.

Se este artigo foi útil para você, dê um like aqui e deixe seu comentário. Fazendo isso,  você nos ajuda a produzir conteúdo e soluções que fazem a diferença. Nos vemos em uma próxima oportunidade 🚀😁
Respondeu à sua pergunta?