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Dicas para criar uma boa copy e um bom criativo
Dicas para criar uma boa copy e um bom criativo
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Escrito por Bernard Gonçalves
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr 🚀

Tudo bem?

Você sabe — pode já estar quase careca de tanto saber e pensar nisso — que uma campanha, antes de ser montada e iniciada, precisa de atenção para que cada configuração seja pensada, e até repensada. Além de encaixar no seu contexto, essas opções precisam fazer sentido com a estratégia que vem usando. E, é claro, depois de todas as análises, a gente precisa testar para saber se realmente foi a melhor opção.

Mas não é por isso que estamos aqui hoje. Das diferentes partes a serem definidas e montadas, existem algumas que apertam mais do que outras. Em um bom anúncio, você precisa mostrar seu produto, o quanto ele é útil, interessante e importante, além de reforçar ao máximo a vontade, e necessidade em tê-lo. Você pode ter um arsenal bem variado para conseguir converter quem já foi captado, mas tudo isso começa com um bom criativo e uma boa copy.

A gente sabe que não é fácil criar um criativo interessante e atrativo e uma copy que também cumpra esses requisitos, especialmente se você está começando a trabalhar com marketing. Mas o nosso objetivo aqui é ajudar no que pudermos e é claro que a gente não deixaria esses dois tópicos de fora.

Hoje, você pode usar imagens — mais de uma, inclusive — ou vídeos na sua campanha. Sobre ele, não gaste tanto tempo tentando entender o formato que converterá mais. Você pode até encontrar algum que se destaque, mas isso não significa que sua campanha terá o mesmo resultado e que também será a melhor opção para ela. Do mesmo modo, é possível que um texto mais detalhado se adéque melhor para o seu público alvo do que um texto extremamente enxuto.

O conteúdo de mídia e o conteúdo escrito devem ser condizentes entre si, manter o mesmo tom e seguir o mesmo estilo. Além de estarem alinhados entre si, é importante que reflitam a imagem e as características da sua marca e do seu produto. Lembre-se que eles vão aparecer juntos e, portanto, devem funcionar bem juntos.

É importante que você seja objetivo na mensagem que deseja passar. Essa é uma dica que vale não apenas para a imagem, mas também para o texto e até mesmo para a combinação de ambos. Tenha em mente a velocidade com que recebemos informações e a quantidade de publicidade que costuma chegar em poucos minutos para você em sua rede social. A sua mensagem deve ser compreendida de forma rápida e clara, sem risco de que haja uma interpretação ambígua e sem que se estenda.

Entender bem o seu público alvo é uma parte significativa desse processo. Saber quem é sua persona é determinante para que você saiba o que é condizente e o que não é com ele. O tom do seu anúncio precisa ser coerente com quem você quer atingir e isso só pode ser feito se você tiver o entendimento claro de quem é essa pessoa. Coloque-se no lugar dela e identifique como seu produto se encaixa e qual a solução que ele traz. Além disso, busque estudar e compreender melhor o mercado no qual seu produto está inserido.

O título corresponde a parte do texto que recebe maior destaque que as demais. Pense nela como ponto principal de todo o conteúdo escrito. Seu objetivo é captar a imediata atenção do leitor. Para o restante do texto, priorize frases curtas e objetivas e que atuem de modo a complementar o que já foi exposto em seu título.

Existem algumas estratégias comumente usadas por copywriters. Veja abaixo uma pequena lista com algumas delas.

1) Use verbos de ação

O modo imperativo, ou seja, aquele tom que lembra um comando, é uma forma de estimular o seu potencial cliente a agir. Eles podem ser usados em qualquer parte, especialmente no CTA.

2) Use dados e resultados de pesquisas

Isso acrescenta credibilidade as demais informações que trouxer, além de aumentar a confiança no seu produto. Escolha com atenção e cuidado qual será a fonte desse conteúdo e busque por informações que sejam favoráveis ao seu negócio.

3) Use gatilhos mentais

Estamos sempre tomando decisões, ainda que isso não esteja fazendo isso de modo consciente, e diversas dessas coisas são decididas de forma automática. A automatização dos processos é algo que a mente humana faz com o intuito de poupar tempo e energia. Os gatilhos mentais são atalhos que permitem a ativação de padrões de comportamento derivados dessa automatização de decisões.

Existem diferentes tipos de gatilhos mentais e essa estratégia pode ser usada não apenas em suas campanhas, mas também em landing pages e páginas de vendas. Lembra quando aquela blusa entrou em promoção e o site notificava que era uma oferta relâmpago, com curta duração? A queda no preço e o tempo limitado geralmente nos levam a adquirir bem rapidinho. Este é um caso bem comum e frequente, além de ser um exemplo prático de como usar o gatilho de escassez. Há, ainda, o gatilho da novidade, de autoridade, prova social e outros que são frequentemente vistos e que podem ser usados para alavancar seus resultados.

Para o criativo, tome cuidado com a quantidade de texto inserido e use imagens, ou vídeos, de qualidade na composição do arquivo. Esteja antenado no que é tendência e no que tem bombado nas redes sociais porque isso pode ser muito atrativo em uma campanha. Sites como o Canva disponibilizam modelos pré-prontos de vídeo e imagem que podem apenas ser adaptados para seu negócio. Dentro da nossa plataforma, você tem o Studio para ajudá-lo. Através dessas ferramentas, você pode criar designs profissionais de forma simples e rápida.

Todas essas dicas podem, e vão, facilitar em muito seu trabalho, mas é a prática que realmente leva a perfeição. Tanto a habilidade de escrita quando de criação de imagens pode ser aprimoradas conforme desenvolvidas de forma prática. Pegue tudo que você já sabe sobre esse tema, junte com o que lhe contamos e comece a treinar desde já.

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