Funil de vendas
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Escrito por Bernard Gonçalves
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr 🚀

Tudo bem?

Dentro do marketing digital, você já deve ter ouvido sobre um famigerado funil de vendas. Essa é uma expressão frequente e um elemento constante, além de um ótimo modelo para ajudar nas suas vendas. Mas você sabe exatamente o que é como funciona um funil de vendas?

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A compra de um produto é algo processual. Isso significa que uma pessoa que acaba de chegar em seu site não tem a mesma disposição para adquirir o produto do que uma pessoa que já leu avaliações deste produto e tirou suas possíveis dúvidas. O funil de vendas é um modelo estratégico que representa a jornada do consumidor, ou seja, qual o caminho feito pelo seu cliente do primeiro contato com a empresa até o momento em que adquire o produto.

O funil é divido em partes, etapas que representam os níveis de maturidade do cliente com relação a compra. De forma mais simples, podemos dividir em três partes:

  1. Topo do funil: aqui, basicamente, é a pessoa que acaba de chegar em seu site. Nesse ponto, é importante conscientizá-la sobre o quanto seu produto pode contribuir e como ele pode ser útil em uma demanda que ela desconhecia ou que lhe era indiferente

  2. Meio do funil: aqui, o seu cliente já compreendeu que, de fato, possui essa demanda. É importante agora convencê-lo de que seu produto por ser a melhor opção para suprir tal demanda

  3. Boca do funil: essa é a última etapa. Aqui estão os MQL, também conhecidos como Marketing Qualified Leads, que são os clientes que já passaram pelas etapas anteriores do funil, percebendo a existência de uma demanda e a aplicabilidade do seu produto na resolução dessa demanda. Basicamente, só é necessário um "empurrãozinho" para conseguir fechar a venda.

Algumas empresas apostam na inserção de uma quarta etapa após essas. Tal etapa, o pós-venda, estaria focada na fidelização desse cliente, para que ele se torne, também, um promotor da marca.

O funil de vendas é muito útil no gerenciamento do seu negócio, permitindo o acompanhamento de clientes e futuros clientes e entendimento de quem eles são. A construção de um bom funil permite que o público certo chegue ao seu produto, o que pode significar um aumento no número das suas vendas e crescimento do seu negócio.

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