Todas as coleções
Facebook Ads
Minha campanha está correta? Por que não consigo vender?
Minha campanha está correta? Por que não consigo vender?
Júlia avatar
Escrito por Júlia
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr 🚀

Como vai?

Quando a nossa campanha está criada e finalmente rodando, gera aquela ansiedade de ver os resultados o quanto antes, não é mesmo? Mas quando isso não acontece na velocidade que imaginamos, o que pode ser?

a

Vim aqui para te acalmar e dizer que há isso não é raro, não. É possível, até bem comum, que, num primeiro momento, campanhas novas, especialmente em uma conta nova, não tenham um impacto e resultados grandes. Isso, porém, não significa que sua campanha está totalmente acabada e que é melhor recomeçar. Vem comigo pra entender um pouco mais de tudo que está envolvido nessas situações e o que pode ser feito para possibilitar uma melhora no cenário.

Comecemos pelo começo: verificar se a campanha já se encontra em veiculação. A campanha, após a criação, já fica ativa, mas isso não é o mesmo quer dizer que ela veicula de imediato. Antes, ela passa por uma fase de análise, feita pelo próprio Facebook, para verificar se ela está alinhada com todos os termos e políticas que ele estabelece. Essa etapa pode durar de 3 à 48 horas. Após a conclusão, você receberá um e-mail e notificação via Facebook informando se a campanha foi aprovada ou recusada. Se ela se encaixar no primeiro caso, começará a circular em seguida. Olhando o status no próprio gerenciador de anúncios do Facebook, você também poderá validar isso.

Tendo conferido essa questão, dê uma olhada nas configurações da sua campanha. Verifique se todos os elementos, do tipo de público ao criativo que usou, estão de acordo com o planejado ou não. O processo de criação pede muitas informações e é bem detalhado, então é totalmente possível que um outro detalhem passem sem a configuração que devem ter.

Cada elemento que é usado na campanha terá um impacto significativo na performance e no resultado alcançado, algo que também vai variar de caso para caso, de campanha para campanha. É fundamental que você tenha isso em mente sempre uma vez que começar a criar e veicular campanhas. Alguns cases similares poderão servir de base para sua estratégia ou mesmo ajudar a entender que diferentes estratégias podem permitir resultados igualmente bons, desde que estejam encaixadas no contexto específico. Porém, diferente de uma receita pronta, não há total certeza se, usando a mesma fórmula que outrem, você tenha resultados iguais.

Quando uma campanha não traz conversões, isso não significa que há algum bug nela ou que ocorreu um bug na criação. Se a campanha apresentar métricas e estiver em veiculação, ela estará, do ponto de vista técnico, devidamente feita; o que vale pensar é se os elementos que você escolheu são aqueles que tem o fit certo. Pense que o objetivo de todas as campanhas, além de atingir o seu público e vender ou conquistar leads, é conhecer melhor as pessoas que consomem o seu produto, entender seu comportamento e, através disso, conseguir ser mais e mais certeiro.

Nesse sentido, a melhor escolha é assumir o seu papel investigativo.

j

Crie uma persona — um personagem que represente o seu público alvo. Faça isso de forma simples e englobando os principais atributos que uma pessoa teria: faixa etária, padrão de comportamento, estilo de vida, interesses... Identifique esses pontos e entenda com mais clareza quais as necessidades dessa persona e quais suas dores. Isso permite que você se aproxime ainda mais dos seus potências clientes e entenda-os mais também. Isso te dará uma direção e te aproximará de quem mais importa nesse momento.

Todo teste é válido, não é mesmo?

Com essas análises, modifique os seus anúncios, para que fiquem mais alinhados ao que você descobriu.

Guia definitivo para criar gifs sensacionais para marketing e vendas

Depois de toda essa dedicação, você poderá ver seus resultados chegando de forma orgânica e satisfatória :D

Liderança em vendas: veja o que você precisa para inspirar sua equipe

Se precisar de ajuda, estaremos à disposição através do chat da plataforma, logo abaixo, no canto direito, combinado? 😉

Se este artigo foi útil para você, dê um like aqui e deixe seu comentário. Fazendo isso, você nos ajuda a produzir conteúdo e soluções que fazem a diferença. Nos vemos em uma próxima oportunidade 🚀😁

Respondeu à sua pergunta?