Todas as coleções
Facebook Ads
O que são catálogos e pra que eles servem?
O que são catálogos e pra que eles servem?
Giovanelli Portes avatar
Escrito por Giovanelli Portes
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Hackr! 🚀

Como vai?

Você que assim como nós, faz parte do time que se aventura todos os dias criando campanhas e conteúdos na internet buscando alcançar o seu público alvo sabe que existes inúmeras técnicas e estratégias

Para te ajudar a escolher qual delas pode funcionar melhor para o seu modelo de negócio, hoje vamos te mostrar os catálogos de vendas. Acompanhe esse artigo até o final para entender o que é isso e como funciona 😁😊

Um catálogo funciona como espécie de vitrine que armazena informações sobre os itens que você deseja anunciar ou vender no Facebook e no Instagram. Você pode utilizar esse modelo para a exibição de diferentes tipos de produtos e serviços, como por exemplo o acervo de uma loja ou ecomerce, hotéis, voos, destinos, classificados de imóveis ou veículos, ou seja, praticamente tudo o que você anunciar pode ser listado e exibido ao seu público através de um catálogo.

Para que seja possível utilizar esse modelo será necessário que você utilize o Gerenciador de Negócios do Facebook. Caso você não saiba, ou esteja em dúvida, do que estamos falando, não se preocupe! Temos um outro post que fala exatamente dise você não sabe do que se trata basta clicar aqui e ter mais informações a respeito.

Utilizando catálogos você poderá:

  • Criar e organizar informações como títulos, imagens, descrições, preços, variantes, entre outros.

  • Criar conjuntos (para anúncios) ou coleções (para lojas). Esses conjuntos e coleções são subgrupos de itens dentro do seu catálogo que você deseja destacar para os clientes.

  • Conceder acesso para que outras pessoas ou empresas parceiras possam trabalhar no seu catálogo.

  • Determinar idiomas e países que desejar para que os clientes vejam as informações e os preços corretos do item automaticamente de acordo com o idioma e país deles.

DICA: Ao utilizar esse modelo, a recomendação padrão do Grupo Meta é a de que você utilize apenas um catálogo para expor suas informações em vez de vários catálogos. Dessa forma, será possível gerenciar os itens de maneira mais eficiente criando e fidelizando o seu público, dessa forma ele estará habituado com as informações que você está apresentando e tenderá a confiar ainda mais no que está sendo apresentado.

Os catálogos são uma bora opção porque se apresentam como um excelente formato para o anúncio de diversas modalidades, como por exemplo:

  • Anúncios dinâmicos: este tipo de campanha exibe itens relevantes do seu catálogo automaticamente para pessoas que já demonstraram interesse por eles online. Os anúncios dinâmicos são associados a itens do seu catálogo usando eventos provenientes de um SDK ou de um pixel do Facebook (um código instalado no seu site ou aplicativo).

  • Anúncios de coleção: é um formato de anúncio que exibe quatro itens do seu catálogo sob uma hero image ou hero video. As pessoas podem tocar nos itens para saber mais ou pesquisar itens semelhantes.

  • Anúncios em carrossel: é um formato de anúncio que exibe múltiplas imagens ou vídeos que as pessoas pode rolar pela tela, cada um com seu próprio link. Nessa modalidade, você poderá escolher preencher os cartões do carrossel dinamicamente com itens do seu catálogo.

  • Anúncios com etiquetas de produto: você pode criar anúncios utilizando etiquetas de produtos para promover itens específicos no seu catálogo. As pessoas podem clicar nessas etiquetas nos anúncios para ir diretamente para a página de detalhes de um produto. Nessa página, elas podem saber mais informações sobre o item ou comprá-lo

  • Anúncios colaborativos: se o seu modelo de negócio trabalha com a venda de itens por meio de um comerciante participante, essa modalidade permite veicular campanhas de vendas diretas. Seu parceiro comerciante compartilha um segmento do catálogo dele com sua empresa. Ele pode ser usado para veicular anúncios dinâmicos.

Você também pode conectar o catálogo a canais de vendas integrados aos próprios sistemas do Grupo Meta utilizando as lojas do Facebook que são uma vitrine digital unificada no Facebook e no Instagram. Através delas você pode personalizar a loja e criar coleções em destaque de produtos. No Instagram, também é possível marcar produtos do catálogo em publicações e stories com o Compras no Instagram.

Ou utilizar o Marketplace venda os seus veículos para um público local no Marketplace ou conduzir seus clientes ao seu site ou página de vendas

Atualmente, as configurações necessárias para a criação de catálogos precisam ser realizadas diretamente no Facebook, de modo que não é possível realizar essas ações através da plataforma Hackr Ads

Mas não se preocupe! Todos os processos são simples e o próprio Facebook fornece tutoriais passo a passo de como realiza-los. Você conseguirá acessar esses tutorias através deste link aqui.

E aí? Conseguimos deixar isso bem esclarecido para você? Caso ainda tenha alguma dúvida, sugerimos dar olhada nos demais artigos da nossa base de conhecimento e, caso ela persista, fique à vontade para entrar em contato com nosso suporte. Estaremos aqui torcendo para que os seus anúncios sejam um verdadeiro sucesso! 💚

Se este artigo foi útil para você, dê um like aqui e deixe seu comentário. Fazendo isso, você nos ajuda a produzir conteúdo e soluções que fazem a diferença. Nos vemos em uma próxima oportunidade 🚀😁

Respondeu à sua pergunta?